Subscribe Now
Trending News

São João Batista

Apresentação

Foi fundada em 1834, com a chegada do capitão João de Amorim Pereira. Em 1836, chega o primeiro grupo de imigrantes – 132 imigrantes católicos do Reino da Sardenha – Itália, sob a liderança do italiano Carlos Demaria e do suíço Henrique Schutel, abrigaram-se na Colônia Nova Itália. O município é conhecido como pioneiro na imigração italiana.

São João Batista tornou-se município em Julho de 1958, quando emancipou-se de Tijucas. Colonizada por italianos e açorianos, teve a sua economia inicialmente baseada na agricultura, até surgirem as fábricas de calçados, que transformaram a cidade no maior polo calçadista no Estado. A economia da cidade baseia-se principalmente nas indústrias de calçado feminino, sendo considerado o terceiro polo industrial calçadista do Brasil. A história econômica da cidade está relacionada com os primeiros comércios do ano de 1889 e instalação de fábrica de calçados – a primeira datada em 1913.

Dados do Município

Região Turística: Grande Florianópolis
Área: 200.582 km (IBGE/2016)
População: 38583 habitantes (IBGE/2019)
Latitude: 27°16
Longitude: 48°50
Altitude: 30 m
Cidades próximas: Canelinha, Nova Trento, Major Gercino, Tijucas, Antônio Carlos, Biguaçu.

Vale Europeu

A tradição herdada dos colonizadores europeus deu a esta região o título de Europa brasileira, por apresentar características próprias das cidades germânicas, como a gastronomia, a cultura cervejeira, as casas em estilo enxaimel e a notável receptividade e educação de seu povo. Conhecida por realizar a maior festa alemã das Américas, a Oktoberfest, em Blumenau, a região é também referência no turismo religioso, abrigando o Santuário Madre Paulina em Nova Trento. Para os aventureiros a região oferece atrativos como cavernas, saltos de parapente, vôo livre, rafitng e trilhas por lugares de tirar o fôlego.

IDMS de São João Batista

Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável

0.0000

 

Guia de Serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de São João Batista.

Saiba Mais

Localização

Acesso pela SC-411, que liga a BR-101 a Gaspar, passando por Brusque.
A entrada fica 24km depois de Tijucas, passando por Canelinha.

O Aeroporto Internacional de Florianópolis fica situado a aproximadamente 90km do município.

O Aeroporto Internacional de Navegantes fica situado a aproximadamente 77km do município.