Ponto mais alto do município, localizado no bairro Fernandes, é o ponto mais alto do município, com aproximadamente 654 metros de altitude.

No alto do morro há uma cruz de ferro que ao anoitecer é iluminada por luzes ativadas pelo aquecimento das placas solares.

O local é visitado por grupos de pessoas que apreciam caminhadas em meio a natureza e religiosos pelo fortalecimento da fé e momentos de oração.

A trilha que leva ao cume do Morro da Gurita possui duração média de 04h e dependendo da visibilidade no dia, é possível avistar as praias da região de Tijucas.

HISTÓRIA – A história concreta do Morro da Gurita ainda não é bem explicita. mas, o que muitos contam por aí, é que três moradores da região subiram até o monte para fixar uma cruz, com o objetivo de pagar uma promessa de saúde na família de um deles.

Em outra versão, em um poema escrito por Alcino Costa, em 1961, conta a história da “Cruizinha de Ferro”, onde relata a história da família da Sra. Francisca Pereira, que havia perdido o marido. E que sem condições de criar os 9 filhos, os parentes se dispuseram a cuidar de dois deles. Os mais velhos ajudavam a mãe, mas Paulinho, de 11 anos, era o mais dedicado aos serviços, puxando “tora”.

Em Abril de 1960, enquanto João ajeitava os bois, Paulino pegou um pau e mexeu pra ver se a tora corria, e por acidente começou a rolar atrás de Paulino, que acabou caindo e sendo esmagado.

Para marcar o episódio trágico, foi colocada uma cruz no pé do morro e com a tora “secando” ao lado.

TROCA DA CRUZ – Amarildo Alexandre, 57 anos, morador do bairro Fernandes, conhecido popularmente como Cabelo, conta que aos 14 anos, ele e um grupo de amigos subiram até o morro e colocaram uma nova cruz, pois um raio havia partido ao meio a anterior.

Já em novembro de 2017, um grupo de 40 pessoas se uniram para levar até o pico do morro a atual cruz, com 10 metros de altura e 6 metros de largura. A cruz é contruída de ferro e pesa ceca de 340 quilos.

 

Fonte: Jornal Correio Catarinense




REDES SOCIAIS